segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Projeto de Pesquisa

Desde que entrei na Universidade de História (2008), não tinha intenção de priorizar a carreria a que a formação se destina: dar aulas. Sempre vi no historiador um professor, mas sendo um articulador das informações que estão "presas" nas discussões acadêmicas. 

Quando li "Apologia da História ou o Ofício do Historiador" de Marc Bloch senti o que costumam chamar de "cair a ficha". Na abertura do capítulo um de seu livro, Bloch parte de uma pergunta de seu filho (Papai, o que é história?) para escrever a obra básica para qualquer pessoa que pretenda ser historiador. Acadêmico ou não. Ali confirmei que história não servia apenas para ser ensinada nos espaços acadêmicos. Nas entrelinhas, ele deixa a mensagem: há outros caminhos. 

E é com esse "habeas corpus" que decidi: minha prioridade não será dar aulas. Poderei fazer isso, mas não será minha atividade principal. Existem outras questões que me intrigam. E são elas que serão sempre minha prioridade como historiador. E uma dessas questões foram a motivação para que eu comoçasse este blog. 

Meu projeto de iniciação científica tratará sobre como se dá a preservação da memória oral na internet. Há intencionalidade histórica no que postamos na internet? O que representará a internet como fonte de pesquisa sobre uma época para os historiadores do futuro? E já que estou pesquisando uma questão histórica neste meio(internet), nada mais coerente do que disponibilizar a memória da própria pesquisa aqui.  

2 comentários:

  1. Rob,
    que bom ver vc amadurecendo as suas decisões.
    sim, ser historiador abre portas para muitas estradas, e vc tem plena possibilidade de escolher entre elas.
    estou à disposição se vc quiser papear - talvez tenha alguns autores e leituras que possam te interessar também.
    abço

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vamos marcar de papear Lilian.

    :)

    ResponderExcluir